Parintins
From
Duration
Tour Type
Overview
PARINTINS – A ILHA DA ALEGRIA QUE RESPIRA CULTURA
A cidade de Parintins se destaca como um dos destinos mais procurados do estado do Amazonas, ficando atrás apenas da capital, Manaus. Com suas belezas naturais, cultura rica e eventos memoráveis, o município conquistou seu lugar como parada obrigatória para os amantes do turismo.
O “Calendário de Eventos do Município de Parintins” na área da Cultura e do Turismo destaca eventos para 2023/24, a seguir: Carnailha (11 e 12/02) e Carnaboi (13/02); Festival de Quadrilhas e Danças e Bois Mirins 26 a 28/06); Festa dos Visitantes (28/06); Festival Folclórico de Parintins (28 a 30/06); Feira do Artesanato (25/06 a 02/07), Festa da Padroeira Nossa Senhora do Carmo (06 a 16/07); Festival de Boi em Miniatura (05 a 08/09); Aniversário da Cidade (24/10); Festival das Pastorinhas (24/12/23 a 06/01/24) e Reveillon (31/12).
O Festival Folclórico de Parintins é o maior evento em teatro a céu aberto do mundo, atraindo anualmente mais de 110 mil pessoas para a cidade no último fim de semana do mês de junho.
O Bumbódromo é o palco das disputas entre Boi-Caprichoso (azul) e Boi Garantido (vermelho). O governo disponibiliza espaço acessível para 60 lugares destinados a 30 PcDs, cada um com direito a um acompanhante, sendo 15 vagas para
residentes de Parintins e 15 para visitantes. A partir do mês de janeiro começa a venda dos ingressos para a três noite de Fetival: camarotes, cadeiras e arquibancada turística.
O Carnailha é composto pelo desfile dos Blocos da Chave A e Irreverentes, totalizando 24 Blocos que desfilam na passarela do Samba, em média 30 minutos para cada agremiação, no domingo e segunda-feira de Carnaval. O ritmo das Marchas Carnavalescas é animado pelo samba, axé, frevo entre outros ritmos brasileiros. Cada Bloco produz sua composição musical usando a história do homenageado escolhido para animar a festa. Normalmente são homenagens feitas a pessoas ilustres da cidade ou que têm ligação com a cultura
local através de grandes acontecimentos que dão vida ao cotidiano entre a sociedade local e o mundo. Cada Bloco desfila com um Carro alegórico abre alas com movimentos mecânicos produzidos pelos artistas locais, seguido por várias Alas de Brincantes que compõem o enredo de cada bloco, somando-se aos demais brincantes de outros blocos que seguem atrás de cada bloco fazendo um arrastão de alegria. Para assistir o desfile dos Blocos é gratuito nas arquibancadas populares e pago nos camarotes e áreas vips. Para sair nos blocos tem que adquirir o Tururi (camisa oficial do bloco), normalmente vendida a preços populares que varia de 30 a 50 reais.
O Carnaboi acontece na terça-feira de Carnaval com a participação de vários artistas e cantores de Boi-Bumbá da cidade e alguns convidados especiais. A apresentação é feita em Trios elétricos intercalados entre azul do boi-bumbá
Caprichoso e o Vermelho do boi-bumbá Garantido.
Cada agremiação recebe um aporte financeiro da Prefeitura para a iniciar os ensaios que começam no início de cada ano e seguem até às vésperas do Carnaval. A diretoria do Bloco também negocia com o homenageado um valor de contribuição que serve para pagar a composição e gravação em estúdio da música que é divulgada em eventos pontuais, internet e nos veículos de comunicação da cidade. compor a música carnavalesca do enredo (marchinha), bem como a produção do carro alegórico alusivo ao homenageado.
A Farinhada – É um dos atrativos naturais mais emocionantes. Permite um dia de convivência com os ribeirinhos nativos da Amazõnia através do Turismo de Base
Comunitária realizado na Vila Amazônia. Um passeio pelas estradas de Várzea de Terra Firma que compõem o bioma das Ilhas Tupinambaranas, onde se produz inúmeros produtos derivados da mandioca, além da faria que é alimento indispensável nas refeições do povo amazonense.
A gastronomia local inclui pratos de origem indígena e cabocla, como Tacacá, peixe no Tucupi, caldeirada e escabeche de Tucunaré, e o popular Jaraqui Frito, além das delícias do Pirarucu (o maior peixe com escamas, de água doce, do planeta). O Manejo de Pirarucu foi autorizado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos naturais Renováveis (Ibama), e ocorre em 21 munícipios do Amazonas.
Outras comidas tradicionais fazem parte do Café-da-Manhã, como o famoso
- saboroso “X-Caboqquinho” composto de pão francês, banana pacovã frita, queijo coalho derretido e pétalas de tucumã.
Para acompanhar, Café com leite ou Sucos naturais de frutas regionais: Açaí, Taperebá, Cupuaçú, Graviola, Genipapo, Buriti, etc.
Os triciclos fazem o transporte terrestre que é um símbolo de Parintins e, são os mais procurados pelos visitantes, tanto nos dias do festival como na chegada cruzeiros marítimos com turistas estrangeiros que querem conhecer as peculiaridades da cidade plana e organizada.
Acesso – Para chegar ao município, os viajantes têm a opção de voar na AZUL ou na GOL, a partir de Manaus, em um voo com duração de aproximadamente uma hora. Pode desfrutar de uma jornada de barcos ou lanchas que varia de oito a 24 horas, respectivamente, no trecho Manaus até Parintins, ou seja, descendo o Rio Amazonas. Acrescente mais 7 horas para navegar subindo o rio.
Banhos em Igarapé é um momento de lazer indescritível.
Outros atrativos cercam o Arquipélago das ilhas Tupinambarana, como: Praia do Uaicurapá, Serra de Parintins, Pescaria Artesanal, Festas Típicas do Folclore amazonense somando-se a temporada de Cruzeiros Marítimos (novembro a maio) que atrai milhares de turistas do mundo todo.
ROTEIRO
“ECO – CARNAVAL AMAZÔNICO EM MANAUS E PARINTINS”
Período: 09 a 12-02-2024
09/02 (6a.feira) MANAUS
06h00 – Saída em lancha rápida (foto 1 e 2) para Convivência com Botos. Café da manhã no Flutuante.
10h30 – Chegada em Manaus – Transfer Porto do David/Aeroporto Internacional
12h15- Mao/Pin – Embarque na AZUL
13h30- Transfer Aeroporto Parintins/Hotel Brito
14h30- Almoço regional com frutas, legumes e Churrasco de peixes.
16h30 – Lançamento da ‘pedra fundamental’ da Sede Social do Instituto PARINTINS IN AMAZON GVULOT com Entrega de Cadeiras.
17h30 – Festa carnavalesca Infantil e PcD com premiação das melhores fantasias de crianças e adultos.
21h00 – Baile das Fantasias
10/02 (sábado) PARINTINS
08h30 – CityTour de Triciclo – Parada no Bumbódromo para visita guiada, com vista aérea do caudaloso Rio Amazonas e do segundo maior arquipélago fluvial da Amazônia – ilhas Tupinambaranas.
13h30 – Almoço típico no Flutuante com show ao ritmo Samba e |Boi-Bumbá
20h00 – Jantar Temático das culturas locais (Boi-Bumbá Mirim e Show de dança de crianças PcD)
22h30 – Tradicional Baile de Carnaval no Kuat Club. Retorno para hotel 01h30.
11/02 (dom) VILA AMAZÔNIA
06h00 Café da manhã no hotel
07h00 – Embarque no ônibus para travessia na balsa com destino à Vila Amazônia Vivência em comunidade Ribeirinha para participar da Farinhada – dia festivo na produção de vários derivados da mandioca. Almoço caboclo com os comunitários. Buffet de comidas típicas, peixes, galinha caipira, beijus e frutas amazônicas da estação.
14h00 – Banhos em igarapés com agua cristalina no meio da floresta.
17h00 – Retorno a Parintins.
19h00 – Desfile na Avenida do Samba no Bloco Os Piratas – Abre Alas de PcD, cujo enredo carnavalesco vai homenagear o Grupo Rotze Gvulot.
12/02 (segunda.feira) PARINTINS
07h00 – Saída do Hotel/Lanche no Mercado Central com Show musical de boi-bumbá.
11h00 Transfer Hotel Brito/Aeroporto. Embarque no voo da AZUL com destino a Manaus.
12h30 Chegada no aeroporto de Manaus – Conexão com destino a Recife e/ou Salvador.
INFORMAÇÕES
Natação e vivência com botos da AmazôniaHospedagem em suítes Standart com acessibilidade PcD.
City Tour em Triciclo adaptável.
Desfile no Bloco carnavalesco ‘Os Piratas’ na Avenida do Samba, domingo de
carnaval, com homenagem ao grupo Club Rotze Gvulot. Livre para participação nos demais blocos, e/ou acomodação em Camarote para assistir o desfile de carnaval.
Viagem em ônibus especial PcD, saindo de Parintins numa balsa que navega pelo
rio Amazonas para travessia no paraná do Ramos até a Vila Amazônia, um assentamento com mais de 9 mil habitantes caboclos amazônidas. Duração da viagem 30 minutos. Região com registro da imigração Japonesa. Comunitários trabalham nas atividades agrícolas que abastecem a cidade. Parada obrigatória para banhos no Igarapé. Vivência na Comunidade e participação na produção da Farinhada e vários derivados da mandioca.
Baile de carnaval com desfile de Fantasias no clube Parintins Natural Resort.
Refeições típicas com peixes e aves, em restaurantes tradicionais da ilha.
Pocket-Show Folclórico Boi-Bumbá no Mercado Municipal.
PARINTINS NATURAL LTDA
Soraya Cohen
Gestora em Turismo – Hotel – Gastronomia